quinta-feira, 21 de março de 2013

informações atualizadas / TPM x Namorados kkkkk

Boa Tarde meninas

Enfim depois de alguns dias pesquisando e de uma informação aqui e ali, acho que gora eu entendi o que devo fazer: Resumindo Devo ir como turista e estando la converterei para visto de estudante.
Por que eu cheguei a esta conclusão?

Bom, Conforme as informações que eu tive eu não precisarei comprovar por a + b que de fato terei que provar que tenho 9000 euros em minha conta, o que pode ser feito é que ele (meu namorado) ele terá que comprovar a renda dele onde mostra que ele será capaz de sustentar a nós dois, ou seja, o  salario dele deverá ser suficiente para as nossas necessidades. Enfim se a casa é dele, e ele tem um emprego fixo onde prova que a renda seria o suficiente para vcs dois, entao nao terá problemas. Eu irei como convidada dele e como estudante neste caso eu  nao poderei trabalhar em tempo integral apenas 20 horas semanais no maximo, mas de qualquer forma ele deverá ligar no Auslandamt da cidade dele para confirmar todas as informaçoes.

Outras Informações que uma conhecida me passou ( por respeito a menina não direito o nome dela)


"caminho das pedras" pro visto de estudante.
Primeira coisa é você pegar seu histórico e diploma da faculdade no Brasil para trazer. Depois cheque na internet qual é o Ausländerbehörde ao qual você tem que se dirigir (cada cidade tem o seu, mas algumas dorfs nao têm e aí você tem que se reportar ao AB da "sede" municipal).
Cheque se é possível marcar com antecedência a visita ao AB. Se for, marque exatamente para UM MÊS após sua chegada na Alemanha. Se nao for possível e a cidade do AB for pequenininha, nao tem problema. Mas se for uma cidade grande você vai ter que chegar cedíssimo pra conseguir senha pra ser atendida (uma nheca).
A outra coisa importante a checar com o AB é a documentacao necessária. Cada cidade tem uma lista de exigências diferente e é importantíssimo que você chegue lá com todos os documentos em maos para nao encrencarem. No caso eu vou citar os documentos que eu apresentei no AB de onte eu moro, que é possível que você precise também. Mas é muito importante checar.
Eu tive que apresentar os seguintes documentos:
- Diploma
- Traducao juramentada de diploma (feito por tradutor reconhecido pela administracao municipal)
- Histórico
- Traducao juramentada do histórico
- Meldeschein (o registro de residência que você tira no Bürgeramt)
- Seguro saúde de empresa alema contratado por todo o período em que você deseja ficar (aqueles seguros-viagem comprados no Brasil nao servem. Você vai ter que comprar para entrar na Alemanha, mas nao serve pra tirar o visto)
- Comprovacao de condicoes financeiras (vou explicar abaixo)
- Comprovante de matrícula em curso de alemao com carga horária de, no mínimo, 20 horas semanais.


Para comprovar suas condicoes financeiras para ficar aqui você tem 3 opcoes:
- Declaracao de pais ou algum responsável no Brasil que vá assumir suas despesas enquanto você estiver na Alemanha. Para isso essa pessoa têm que ir no Consulado com contracheques e declaracao de imposto de renda comprovando que eles têm uma renda mínima mensal de X (nao sei quanto exatamente) que seja suficiente para eles se sustentarem no Brasil E mandar dinheiro para a Alemanha.
- Dinheiro na conta do banco: você tem que chegar, abrir uma conta especial num banco (chama-se conta estudantil) e depositar cerca de 9.000 euros nessa conta. Por mês você vai poder tirar em torno de 700 euros.
- Declaracao de algum alemao que assuma suas despesas aí: no caso pode ser seu namorado. É a mesma coisa do primeiro, só que ao invés de ser feito no consulado é feito na Alemanha mesmo. Mas nao sei os trâmites burocráticos pra isso (onde faz, etc...) No caso seu namorado poderia fazer, mas ele tem que comprovar que tem renda suficiente para isso.
Você vai vir pra cá normal, sem visto. Na entrada você recebe um carimbo que te dá direito a permanecer 90 dias legalmente aqui.
Chegando na Alemanha a primeira coisa a fazer é ir no Bürgeramt e se registrar como residente da casa onde você vai morar. Com isso em maos você vai abrir uma conta no banco de onde vai sair o pagamento mensal pra seu seguro-saúde e onde, talvez, você vai depositar o dinheiro para funcionar como seu comprovante de condicoes financeiras.
Depois é a vez de você se matricular num curso de alemao com a carga horária de 20 horas semanais. Normalmente a Volkshochschule nao serve pra isso porque eles oferecem cursos de duas ou três vezes por semana e o curso para tirar o visto tem que ter aulas todos os dias da semana. Entao procure um curso desses, intensivo, e se inscreva.
Daí o passo é contratar o seguro-saúde. Esse é o mais fácil, pode ser feito pela internet. Tem uns que sao baratinhos, custam menos de 40 euros por mês, mas esses sao difíceis de serem aceitos e você vai ter que pagar suas contas médicas todas e depois mandar pra seguradora pra ela te ressarcir. Se vc nao quer esquentar a cabeca, contrate algum seguro já conhecido aqui, tipo AOK. Sao mais caros, mas sao aceitos por todos.
Daí, uns dias antes da data que você marcou pra ir no Ausländerbehörde, você entra no site e imprime o formulário. Preencha tudo, organize os documentos em ordem para levar. Você vai ter que pagar uma taxa também, de 60 euros. Leve em dinheiro mas leve seu cartao do banco também, caso eles prefiram receber assim.
E é isso. Ela vai pedindo os documentos e você vai apresentando tudo em ordem, certinho. No dia mesmo você vai receber seu Aufenthaltstitel (título de residência) para ficar aqui como estudante de línguas.
Pelo que eu sei esse Aufenthaltstitel te permite trabalhar meio período durante 6 meses por ano, full time até três meses por ano ou sem limite de tempo até o valor máximo de salário de 450 euros por mês (miniJob). Mas outro dia um conhecido disse que nem todo mundo recebe esse permit pra trabalhar. Entao cruze os dedos.
Vale a pena levar seu namorado junto pra eles verem que você tem apoio, etc... Isso ajuda muito.

OU você apresenta a declaracao de alguém que se responsabilize financeiramente por você OU você precisa ter os 9.000€ na conta. Nao sao os dois.
Conversei com uma amiga minha hoje que trouxe a declaracao dos pais dela do Brasil e ela disse que o responsável financeiro tem que comprovar que tem renda de, no mínimo, 12 mil reais mensais. Em euros isso dá mais ou menos 5.000 € mensais.
Mas nao precisa ser 12 mil de salário. Pode comprovar também outras fontes de renda, tipo aluguéis, etc... Daí tem que apresentar a declaracao de imposto de renda.
Mas que fique claro: tem que comprovar os 12 mil reais se for fazer a declaracao no Brasil. Fazendo aqui nem eu nem ela sabemos as regras. Peca pro seu namorado checar quanto ele tem que ter de renda mínima pra se tornar responsável financeiro por você aqui.''

M.d.a.: TPM x Namorados kkkkk 

Meu Deus eu juro que na proxima encarnação eu quero nascer homem (brincadeira) kkkkkk falo isso apenas por causa da TPM e no meio dessa tempestade, não sou so eu q sofre as consequências hahahahaha o meu namorado tb sofre ....
Imagina so uma garota (eu) que so domina o basico do alemão tentando passar todas essas informações acima e ainda de TPM?
Teve uma hora que o kaputt (meu namorado) nao aguentou e disse que eu estava o deixando confuso que ele nem sabia mais o que eu queria dizer kkkkkkkkk
Eu ne teimosa ,xiliquenta e as vezes pirracenta rs resolvi ficar o dia de ontem inteiro até hj (isso pq foi ele q veio falar cmg) sem falar com ele, pq se nao fosse isso eu so falaria com ele amanhã :D
Como todos sabem a diferença cultural entre Brasil e Alemanha é enorme, nós brasileiros falamos demais, somos mais abertos etc ja os alemães são mais reservados e preferem ficar quieto quando chegando trabalho ... imaginem como será esse choque cultural quando chegar a hora de moraros juntos?

É por isso que eu planejo morar algum tempo juntos para nos adaptarmos um ao outro para dp pensar em casar, pq ai casando evitaria todos os problemas de visto e comprovação de renda, mas eu acho esse assunto mt delicado para resolver em 3 meses então quero ir como estudante para poder ganhar tempo e conhece-lo melhor. É justo ne ? kkkkkkkk

beijos caros Leitores

Nenhum comentário:

Postar um comentário