domingo, 19 de outubro de 2014

Meio assim decepcionada

Antes de eu vir para cá fiz amizades com algumas brasileiras e conversei com outras, e com uma certa frequência eu li nos grupos da vida no facebook que é sempre bom tomar cuidado ao se relacionar com brasileiras aqui na Alemanha.
Em 2010 eu levei isso a risca, conheci brasileiras, mas não mantive contato ou intimidade principalmente porque eu queria aprender alemão e com brasileira com certeza falaríamos mais português . Mesmo porque eu sabia que seria apenas por um ano então não foi tão difícil e hoje tenho certeza que foi o melhor que eu fiz. Mesmo depois de 4 anos longe da Alemanha (sem contar os 30 dias que passei aqui em 2012) continuei nos grupos e vira e mexe eu lia algo sobre "tomar cuidado com algumas brasileiras" desta vez não levei tão a sério pois ja que vou de vez devo ir de coracao aberto ne, e pensei: "nossa que triste ter que ler isso, parece que ao invés de nós unir por estar junto de outra brasileira ... tipo uma ajuda outra considerando ter a mesma nacionalidade, a ligação das raízes e tal" Deu para entender o meu raciocínio ? Rs Enfim, pensei que não precisa ser assim tão a ferro e fogo tanto que fiz duas amizades com brasileiras e nós damos muito bem até o momento. Porém aqui na minha cidade mora uma outra brasileira que está fazendo eu mudar a minha opinião e a considerar o que eu li nos grupos. O que me deixa mais decepcionada ainda não é só sobre o fato dela ser brasileira mas também ser amiga de anos do M.
Desde que cheguei aqui o M e eu freqüentamos um bar  e depois de algumas vezes  que frequentamos la uma Pessoa X fez altos elogios ao M até ai tudo bem, mas depois em outro dia essa pessoa começou a falar mal do M para mim foi aí que eu comecei ficar com pé atrás, pois eu desconfio mais de quem fala mal dos outros do que a pessoa em questão, sabe?! Por que assim se ela fala mal dos outros pra mim com certeza ela falará mal de mim também Pois bem, ontem M e eu fomos de novo neste bar e a Pessoa X chegou em mim com um papo meio estranho dizendo que não confia em homem nenhum nem no marido dela com quem é casada a anos e que é sempre bom ter uma garantia, sem contar que ela mencionou um senhor também amigo do M e Ela virou pra mim e disse: esse sr ele é muito bonzinho, tem dinheiro e ta sozinho" eu ouvi aquilo e não quis acreditar, depois falou que há muitas pessoas na cidade que tem inveja da familia dela por eles serem bem de vida e ter varios bens, "falou mal" de outro amigo do M e depois começou a falar mal DE NOVO do M e que eu deveria tomar cuidado. Como se não bastasse ela falando mal do M o marido dela que se diz amigo do M se juntou a ela. O ser me trouxe até em casa, pois o M foi para casa antes de mim (depois eu explico essa parte)* e para finalizar ela disse que se eu quiser posso marcar um dia para ela  continuar me contando os podres do M. Gente eu estou assim pasma e de boca aberta até agora, tipo assim né como uma pessoa que se diz amiga fala mal da pessoa pelas costas? Que amizade é essa? Juro que não consigo entender, sério mesmo!
Bem que eu tinha lido para "tomar cuidado com algumas brasileiras" e eu não levei a sério, custei a acreditar, acho que desta vez fui ingênua demais sei lá. Embora eu creio que não devo me deixar influenciar pelas pessoas de fora do meu relacionamento e ainda mais por eu conhecer apenas a 2 meses (me refiro ao casal dono do bar), confesso que de certo modo o que ela me disse me deixou um tanto confusa até hoje de manhã até conversar com a V e perceber certos pontos como: só eu posso saber sobre o relacionamento entre M e eu e que não devo permitir terceiros se meterem na nossa vida, mas como fazer isso sem ser grossa ou má educada? Como falar algo do tipo sem perder a elegância? Eu ainda não sei!
* Voltando um pouco na história, ontem pela 2º vez o M foi embora para casa e não me esperou, fiquei médio chateada, até eu pensar na situação que estávamos para que ele tomasse tal atitude, e conclui que pode ser ciúmes. Vê se vocês concordam cmg: a 1ª vez estávamos neste bar da brasileira, geralmente mal saio do lado dele por não ter intimidade com ninguém e principalmente porque eu não consigo entender tudo o que eles conversam, enfim como dizia estávamos neste bar com os amigos dele e não sei porque os amigos dele (só homem) resolveu me envolver na conversa e deixaram o dialeto de lado e falaram o alemão padrão aí eu comecei a entender melhor e a conversar mais e o M. Meio que fechou a cara e entrou para dentro do bar e eu continuei no papo que estava até interessante só que até ai eu não percebi, fui ao banheiro e quando voltei ele já tinha ido embora, ok passou.
Ontem ele virou para mim e pediu para eu beber a cerveja rápido porque ele queria ir embora, pois estava cansado, eu concordei com ele e tal só que aí ele começou a conversar com seus amigos falando só  dialeto e eu não entedia bolhufas entao resolvi sentar com a tal brasileira e um amigo dela, as vezes eu olhava pro M e via que ele estava meio assim, mas não me liguei e quando olhei de novo ( pois eu estava de costa para ele) ele já tinha ido embora., hoje eu perguntei pra ele por que ele não me esperou e ele disse apenas que eu não parava de falar rs e não terminava a cerveja logo e que ele estava com sono, enfim no final eu pedi a ele que não fizesse mais isso e ele aceitou, veremos né rs?
Agora me diz o que voces acham, será que é assim mesmo em relacao a algumas brasileiras?
E Agora como eu irei frequentar esse bar que o M gosta tanto e nao me sentir a vontade e sempre com desconfianca? Detalhe que eu nao sou Boa em disfarcar rs
E até que ponto devo considerar o que ela me disse ? ou eu devo simplesmente descartar?

Sei la o que eu devo fazer rs

Bom fico por aqui

Bis Bald

10 comentários:

  1. Eita ferro, hein Mari? Que confusão! Já que você pediu, aí vão meus conselhos:

    1 - nunca deixe ninguém se meter na sua vida de casal e NÃO leve os "avisos" dessa pessoa em consideração. Eu sei que você pode estar se sentindo meio carente por estar sozinha em um lugar desconhecido, mas não deixe isso te levar a dar abertura para gente que não gosta de você de verdade.
    2 - sempre dialogue muito com o seu marido para um entender as atitudes do outro. Tanto você precisa entender por que ele foi embora sozinho quanto ele precisa entender que você não achou legal. Mas sem irritação, só pra entender mesmo.
    3 - não acho que faça muito sentido julgar o caráter de alguém pela nacionalidade, afinal, o marido da moça não é brasileiro e também parece ser um baita de um fofoqueiro, né? Fofoca não tem nacionalidade! Rsrs...
    4 - Não dê abertura, não dê abertura, não dê abertura. O ideal seria cortar relações com essas pessoas já de agora, porém, pelo que entendi você não quer passar por antipática. Então o melhor é não dar corda. Quando a pessoa começar de conversinha, se faça de surda, mude de assunto, vá ao banheiro, comece a mexer no celular. Ou então diga simplesmente "ai cara, desculpa, mas eu prefiro não ficar discutindo essas coisas pessoais assim, não..." e mude de assunto.
    5 - e último: e esse não tem a ver com a história em si, mas cuidado ao dar nome aos bois nas histórias que você conta no blog... Eu sei que é difícil falar do milagre sem falar do santo, mas pensa: na sua cidade tem meia dúzia de pessoas, qualquer um que more aí e ler essa história vai saber quem é a dona do bar... Para o seu post acabar na tela do computador dela é questão de um clique! =/

    Beijos,
    Lidia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entao Lidia,
      Realmente é uma confusao tremenda ne tanto que ontem e hj de manha acordei ate meio tonta rs
      Enfim eu concordo com cada virgula que vc escreveu, contudo eu sou carente sim , mas tb muito reservada e desconfiada, sempre tive poucos amigos por medo de me abrir e me expor demais alem de demorar pra confiar na Pessoa, so desde que a Pessoa comecou a falar mal do M pra mim eu ja tentei me afastar, por mim eu nao iria mais la, mas infelizmente o M tem muita consideracao por essas pessoas, sao amigos a anos e eu creio q nao tenho o direito pra pedir pra ele se afastar deles.
      2- Eu tb acho q o dialogo é a solucao para tudo, porem o M é mais fechado do que eu rs, mas ja estamos trabalhando nisso e aos poucos ele esta se abrindo comigo e eu com ele. tanto que hj j conversamos sobre isso e ele disse que nao fará mais isso.


      3- a minha decepcao foi essa, pois li muitos post de brasileiras falando mal de brasileiras e tb acho que nao se deve julgar ninguem pela nacionalidade, porem infelizmente essa Pessoa deixou a desejar alias os dois, claro que eu ja ouvi dizer que tem muitos alemaes fofoqueiros tb, mas eu nao posso falar de um povo que eu nao conheco muito bem.
      4- como eu nao tenho mt escolha e terei que continuar indo la eu creio q o ideal será nao sair do lado do M sabe justamente para nao dar abertura para essa Pessoa mesmo que seja dificil e eu nao entenda nadinha da conversa.

      5- Nooossaaa ne rs bem lembrado em uma cidade tao pequena se alguem ler ou ate mesmo a propria Pessoa nao irá demorar muito a descobrir de quem estou falando rs

      Vlw lidia pelos Toques ;)

      Beijos

      Excluir
  2. Vou começar que nem a Lidia: já que você pediu, lá vai:

    1- não dê ouvidos a quem você acabou de conhecer, principalmente se ela estiver falando de alguém que você já conhece há tempos. Você vai levar a sério se um estranho chegar pra você falando mal do seu pai, da sua mãe, irmãos? Não, né! Então por que levar a sério quem está falando mal do seu futuro marido?

    2- eu acho que diálogo é uma das coisas mais importantes em um relacionamento. Se você está na dúvida, converse com o M., fala o que te magoa, tem que conversar, Mari, senão não dá.

    3- por que essa pessoa quer te contrar "os podres" do M? O que ela ganharia com isso, você já se perguntou?

    4- eu entendo completamente sobre as dificuldades de entender dialeto, mas quanto mais exposta você ficar ao dialeto, mais rápido você vai entender. Fique com seu noivo, preste atenção no que ele e os amigos falam, e não dê corda para a tal pessoa.

    5- Eu não ia aguentar ficar calada ou ser educada, então não sei dizer como você pode falar para não ficar mal. Peraí, foi a tal pessoa que começou enfiando o nariz onde não é da conta dela, ou seja, já ficou mal pra ela, por que você não pode deixar claro que não gostou e quer que ela pare? Porque vai ficar mal pra ela? Ah, fala sério né, rs. Eu penso o seguinte: fala o que quer, ouve o que não quer. Eu ia mandar a pessoa cuidar da própria vida, na lata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SAbe Má,

      Eu sou ansiosa e neurotica por natureza, porem sempre tive a minha familia para recorrer quando o caldo engrossava para me ajudar enxergar as coisas melhor e aqui eu estou sozinha, sabe aqueles assuntos que vc divide so com sua familia?
      Embora eu nao esconda nada do M. ha coisas que so o pai e a mae entendem melhor por te conhecer melhor do que voce mesma, por mais que nem tudo oq eles falam seja absoluto geralmente pra mim me tras a luz, se é que me entende.
      E Agora que estou Longe eu evito falar coisas muito complexas a eles para nao causar maiores preocupacoes e por falta de ter alguem que eu confie alem do M esta me fazendo uma puta falta, alem dos amigos ne que seriam uma outra alternativa para aliviar um pouco o meu peito.
      M e eu na questao sobre dialogo temos melhorado bastante, ele aos pouco esta se abrindo e isso tem nos ajudado, eu queria que ele se abrisse mais, porem sei q tenho q ter paciencia pq nesta tema somos diferente pq eu ja falo tudo o que penso, sempre fui bocuda rs
      Eu me fiz a mesma pergunta o que ela ganha em falar os podres do M pra mim, as hipoteses que vieram a minha cabeca foram muitas, mas eu decidi deixar os podres do M no passado dele, o que importa é o que ele é hoje comigo e por enquanto nao tenho do que reclamar.
      Sobre o dialeto eu tenho feito isso que vc disse, fico tentando entender, mas as vezes me bate um desespero risos pq eu gosto de conversar e nao consigo risos me bate uma sensacao de ncapacidade risos mas eu nao vou desistir, ja que quero e escolhi vivier aqui tenho que aprender a lidar com esta situacao.
      Quanto a falar o que penso Sem medo de ser mal educada eu ate tenho coragem sabe porem nao me atrevo ser assim com essa Pessoa por respeito ao M, por que se nao fosse ele ja teria falado poucas e boas para ela.

      Enfim, rs obrigada má por mais uma vez me dar um up com seus palavras

      Beijos

      Excluir
  3. Condordo com os conselhos que a Lidia te deu e principalmente com o que ela disse sobre não dar abertura a essa gente. Eu ando tão de saco cheio de gente fofoqueira e intrigueira que nem te conto. Não deixa ela te envenenar contra o seu noivo porque isso não vai trazer nada de bom pro seu relacionamento. Se vc tem que ir ao bar dela porque o seu noivo curte, vá. Trata ela bem e tals, mas com frieza e logo ela se toca que vc não quer papo.
    Com tempo vc vai construir suas próprias amizades aí e vai se sentir melhor. Imagino que não deve ser fácil, mas vai ficar tudo bem, Mari.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Paulinha,

      Confesso que fiquei bem mexida com que ela disse, mas depois de uma noite de sono e conversar sobre isso com a minha mae e tia eu consegui refletir melhor e resolvi deixar esse assunto de lado e esquecer o que ela me disse, ou seja, fingirei que nada aconteceu, que ela nao me falou nada pq uma das hipotese que levantei foi que essa pessoa quer me colocar contra o M... o por que eu nem quero saber.
      E ja que nao tenho como me afastar dela terei que ser mais seca e ter menos contato com ela possivel.

      Beijos

      Excluir
  4. Se eu fosse dar conselhos, seria meio repetitivo, já que a Lidia e a Marcela disseram tudo. É bem isso!
    Acho que o erro de algumas pessoas (eu me encaixo nesse quadro) é achar que sempre vai haver uma exceção e que por mais que existam pessoas falsas, existem as que serão diferentes. Daí a história se repete.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ´foi exatamente isso Aline,

      eu achei que essa Pessoa poderia ser umas das excecoes e me enganei ....infelizmente =/

      beijinhos

      Excluir
  5. Mari, como você tá? Não some não!

    beijos

    ResponderExcluir
  6. Saudades de você, Mari. Espero que esteja tudo bem contigo.
    Manda notícias, tá?
    Bjs

    ResponderExcluir