domingo, 13 de abril de 2014

Páscoa na Alemanha


Os alemães que cultivam a tradição colorem ovos cozidos, assam bolos especiais na Páscoa e fazem fogueiras em algumas regiões. A festa cristã se sobrepôs à que os germanos dedicavam à deusa da primavera. 

"A primeira das grandes festas germânicas da primavera, representando a vitória do sol aquecedor sobre as trevas e o frio do inverno, é Ostern. Ela somente foi equiparada à festa de ressurreição de Cristo pela Igreja na Idade Média", diz Grimm em seu livro sobre a mitologia germânica.

Como teria surgido o coelho da Páscoa
 O coelho é o animal sagrado atribuído tanto a Afrodite, a deusa do amor dos romanos, como a Ostara.
Como os lépidos coelhos e lebres se multiplicam na primavera - a Páscoa cai na primavera no Hemisfério Norte - os padrinhos teriam inventado uma caçada ao coelho, na qual as crianças encontravam os ovos coloridos escondidos nos parques e jardins.

Ovos para comer e inglês ver

 Antes dos ovos de chocolate envoltos em papel colorido, coloriam-se os ovos de galinha, cozidos, hábito cuja origem se perde no tempo e que se mantém vivo até hoje na Alemanha: no café da manhã .
A tradição cristã da Páscoa, que comemora a ressurreição de Cristo, acontece em diversas partes do mundo, mas nem sempre da mesma maneira. Cada região incorpora costumes próprios, que envolvem as práticas religiosas, lendas e preferências culinárias locais.

Se no Brasil é comum nos depararmos com uma grande diversidade de ovos de chocolate, na Alemanha o que mais se vê são ovos cozidos pintados de várias cores.
A Páscoa como a festa da ressurreição de Cristo, em que a morte não é vista como o fim e sim como o recomeço de uma nova vida, está ligada a elementos da mitologia germânica. Segundo Jacob Grimm, o próprio termo alemão, Ostern, deriva de Ostara, a deusa germânica da primavera.

Esta tradição acontece desde o século XII, quando a igreja católica iniciou o costume de abençoar os ovos, que simbolizam a ressurreição de Cristo e o início de uma nova vida. A pintura e a decoração diferenciavam os ovos benzidos dos outros.

A preparação dos ovos envolve um ritual com participação de toda a família. É necessário levá-los ao cozimento e depois pintá-los com bastões de tinta, anilina dissolúvel, papel crepom ou até canetas com tinta comestível. 

Na manhã de domingo, as crianças participam de uma brincadeira: vão em busca dos ovos escondidos nos jardins. Assim, como no Brasil, o coelho da Páscoa é fortemente relacionado à data, pois, diz a lenda, é ele que traz os ovos. Essa associação remete a uma tradição protestante do século XVII, que representava os coelhos como símbolo da fertilidade.

 Uma das lembranças que tenho da Páscoa na Alemanha é andar pelas ruas e ver os ovos cozidos coloridos nos jardins ou ovos de galinha vazios, coloridos e pendurados em galhos. Esses galhos eram fixados na terra ou em vasos

Tradições da mitologia germânica

As celebrações de “Ostern” (Páscoa, em alemão) não se limitam às tradições cristãs, mas incorporam elementos da mitologia germânica, como a festa que contempla a chegada da primavera e representa a vitória do sol sobre o frio do inverno.

Em algumas regiões, é comum acender fogueiras, as “Osterfeuer”, que simbolizam o sol e a chama da fé. “Mas isso acontece mais em vilas ou locais afastados, porque nas grandes cidades não é muito viável”, explicou Kühnel.

Na Vestfália e no norte de Hessen, há um costume pagão de confeccionar rodas de carvalho que são desfiladas pela cidade em carros de feno. Na noite de sábado, são levadas para o alto de um monte, onde são incendiadas e rolam montanha abaixo.

Culinária

Na “KarFreitag”, ou sexta-feira Santa, as famílias consomem peixes e bolos especiais, com uvas-passas e outras frutas secas. “No domingo, os almoços familiares incluem o “Osterbraten”, o assado de Páscoa, acompanhado de sopa e bolos tradicionais para a sobremesa”, diz Gudrun Busch, da região da Vestfália.

Em algumas regiões do país, há o “Osterlamm”, cordeiro de Páscoa, que não se trata de um cordeiro assado, mas de uma massa assada em fôrmas especiais na forma do animal, além da “Möhrencremesuppe”, uma sopa de cenoura.





 

2 comentários:

  1. como foi a SUA experiencia de Ostern na Alemanha? :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi tudo bem?
      Então como eu disse vi mts casas com galhos fixados no vaso ou no jardim com ovos de galinha vazio e coloridos.
      Os ovos de chocolate são pequenos, comprando com os do Brasil. No dia da páscoa a minha ex gast mutter e os avós das crianças esconderam os ovinhos no jardim e as meninas tinham q procurar, achei mt legal
      Ah a gnt montou o nosso próprio galho com ovos de galinha rs sei lá como isso chama ... Adorei a idéia e falo dessa tradição até hj para os meus amigos e familiares ;)

      Excluir