segunda-feira, 1 de abril de 2013

Por que morar na Alemanha?


Algumas pessoas com quem eu comento que “quero morar na Alemanha” me perguntam: Mas pq a Alemanha?

Em seguida, chove critica em cima do país, “ eu  povo é frio”, “ que SÓ faz frio” e assim por diante, as vezes tento colocar na balança se realmente valerá a pena, mts vezes sinto um medinho e um frio na barriga quando penso nisso, apesar de já ter morado lá, de qq forma naquela época eu sabia que era algo temporário, mas agora é diferente, se eu consegui, será para sempre.

Porem eu estou com quase 28 anos, já não sou tãoooo novinha sim... ok sou uma jovem mulher rs, mas que preciso ter uma rumo na vida, traçar algumas meta para que vc consiga seguir com a sua vida e ter no que se focar para ter uma vida confortável ou mais próximo disso possível, afinal não tem como eu morar de baixo do teto dos meu pais para to o sempre ne :D

Eu gosto do meu país, o clima, o povo, a comida, sem contar que toda a minha família e amigos estão todos por aqui e me mudando para lá estarei praticamente sozinha, mesmo considerando que um casal  amigo dos meus pais moram lá e que fiz alguns amigos na minha estadia em Münster em 2010.

Ainda não formulei em minha mente uma resposta definitiva para essa pergunta, mas por enquanto eu diria o seguinte: 1º eu me identifiquei com o povo, o jeito de ser, quanto a poder falar o que pensa sem medo de magoar como acontece mt aqui no Brasil, de não ter a obrigação de ser sempre simpática e estar sempre sorrindo, de poder dizer “olha eu não vou aceitar o seu convite pq tenho outro compromisso” sem medo de chatear a outra pessoa, de poder me sentir a vontade de ser eu mesma, claro q eu não finjo ser alguém q eu não sou, apenas tenho menos medo rs.

Outro motivo é que eu  penso em ter um uma casa ,  família, marido, filhos, cachorros , papagaio e periquito, sim conforme manda o figurino, mas ultimamente eu ando com tanto medo de andar pelas as ruas de SP, que dou 3 passos e olho pra tras ou de ter que esconder meu celular na cintura caso eu tenha q subir a rua de casa a pé, ou de imaginar um assaltante entrando no ônibus e roubando todo mundo, e isso esta me irritando.

Isso me faz pensar no meu futuro, será que é isso que eu quero para mim e minha família? Que tipo de vida eu quero para mim e para os meus filhos?

Pensando nessas perguntas e na experiência que tive ao morar na Alemanha por 1 ano eu posso levantar alguns pontos que favorecem para que eu queira morar lá e talvez responda a questão inicial “pq morar na alemanha”

Alem de ser um país lindo e eu ja ter uma certa noção de como é viver por la eu penso mt na qualidade e o custo de vida de la e de como é possível gastar pouco e ter praticamente tudo que vc precisa sem passar necessidades.

O lado bom de morar na Alemanha!!!!!

1.     -A cada semana poder comprar lindas flores sem pagar muito por isso (um certo luxo e desnecessário, mas sou mulher kkkkk e penso nisso tb)

2.     - Ter as 4 estações bem definidas;

3.     Ter a possibilidade de conhecer outros pais (detalhe: Alemanha faz fronteira com 8 países já começa por ai facilitando mt as coisas)

4.     Preço justo das coisas. Poder usar coisas boa e com qualidade sem ter que ser rico.

5.     - Poder ter uma casa equipada com tecnologia e modernidade sem ter que ser rico.

6.     Ter mais acesso a cultura.

7.     Ruas limpinhas

8.     Aprender a reciclar todo o lixo

9.     Não se preocupar se vao te assaltar na próxima esquina(há sim criminalidade na Alemanha, mas a porcentagem é beeeem menor no que no Brasil)

10.                       - Se tiver filhos, receber pensão do governo até o filho completar 21 anos.

11.                       - Trânsito tranquilo e pessoas educadas no trânsito.

12.                       - Viver com segurança, nunca escutar sobre um assalto e não andar na rua segurando a bolsa.

13.                       - Qualidade de vida.

14.                       - encontrar pessoas de diversas nacionalidade e aprender bastante ...

15.                       Conseguir ser sempre pontual, pois o ônibus tem horário certinho de passar e pode contar com isso sem medo (se esta escrito no itinerário que o ônibus passará as 15:22 hs o bus de fato passa as 15:22hs )

16.                       Qualidade no transporte publico que funciona ate as 3 hs da manhã

17.                       Não ter medo de deixar o filho de 5 anos ir sozinho pra escola

18.                       Poder viajar atráves do mitfarh onde vc pode viajar de carro com outra pessoa que vai para o mesmo destino q vc sem medo

19.                       Os homens são menos machista, ajudam a cuidar da casa tanto quanto as mulheres.

O lado ruim de estar na Alemanha

1.     - Estar longe do Brasil.

2.     - Estar longe da família e amigos.

3.     - Muitos dias nublados, sem cor, sem vida.

4.     Não ter canais na tv em versão original tudo é dublado para o alemão

5.     Ter que aprender o idioma que é complicadíssimo

6.     Ter super dificuldade em localizar salão de beleza para cabelos afros e qnd acha é de 85 euros para cima L

7.     Medo de lavar o cabelo e acordar careca por causa da agua com cal

8.     - Pagar 35 euros para fazer a unha e NÃO TIRAR A CUTÍCULA.

9.     Ter a impressão que há mais inverno do que verão rs

10.           Ter que usar 5 pares de meia no frio, 3 calças, 5 casacos e assim por diante rs

11.           Ter que se adaptar a lei de transito alemã

12.           Sabe que no inverno há mais perigo para dirigir

13.           Muitos alimentos sem sabor, banana e mamão podem esquecer

14.           Não conseguir dizer tudo o que quer e senti por não falar alemão fluentemente

Mas de todos os itens do lado ruim de morar na Alemanha o que tenho mais medo (já q não tenho filhos) é com o meu cabelo rs, sempre volto para o Brasil e cabelo todo ressecado e quebrado
São por esses motivos que penso em morar la, mas mesmo assim fico insegura, pq é mt diferente de tudo o que eu conheço, é tudo mt novo, e fico me perguntando se eu conseguiria aguentar a quebrar todos os obstáculos sem ter que voltar para de baixo das asas dos meus pais.

A questão família o que poderia pensar na minha decisão, será e não será um problema, já que não tenho uma ligação mt grande com os meus pais ou menos acho q essa ligação so vem de um lado e sendo assim será mais fácil de quebrar, não estou dizendo q isso será fácil e que não sentirei falta deles, claro q sentirei, mas não me sinto presa a este país e nem a ninguém daqui.

Talvez diga isso pq quero mt ter a minha vida com o kaputt e pq ainda esta longe de colocar os nossos planos em pratica, mas que já morou la por um ano pode mt bem ficar 2...3...4.....50 anos não é?

Bom caros leitores fico por aqui

Um comentário:

  1. Olá! Saiba que Deus te ama tanto que enviou seu único Filho Jesus Cristo para te Salvar! Não perca mais tempo entregue sua vida a Jesus, aceite-o como seu único e suficiente Salvador de todo o seu coração. Leia a Bíblia e a obedeça! Busque a Deus todos os dias da sua vida, vale a pena viver para a Glória Dele! Se entregue a Cristo como estiver, Ele sempre vai te aceitar. Só Jesus pode te libertar de seus medos e te dar as soluções que procura! Que Deus te abençoe :D

    ResponderExcluir